Sign the Petition!

APELO SOLENE AO EXCELENTÍSSIMO SR. BAN KI-MOON, SECRETÁRIO-GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS

Nós, os signatários do presente apelo, urgimos veementemente às Nações Unidas, autoridades internacionais, chefes de Estado e de Governos, e  à Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que declarem o Sr.  Stephan Schmidheiny como “persona non grata” na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a ser realizada de 20-22 de Junho de 2012, no Rio de Janeiro, Brasil. Como um criminoso condenado por causar um desastre ambiental, Sr.  Schmidheiny  deverá ser proibido de participar deste importante evento para o planejamento e proteção do futuro de nosso planeta Terra.

Ao mesmo tempo em que o Sr. Schmidheiny é o Fundador e  Presidente Honorário do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development – WBCSD), ele é também o ex-proprietário do grupo transnacional ETERNIT produtor de cimento-amianto,  bem como o “filantropo” fundador da Fundação AVINA, que patrocina ações sociais e ambientais na América Latina.

Em 13 de fevereiro de 2012, em Turim, Itália, o Sr. Schmidheiny foi sentenciado a 16 anos de prisão por causar “desastre ambiental doloso permanente” e “omissão dolosa em implementar regulamentos de segurança e saúde (medidas preventivas)”, que teriam protegido seus empregados e a população em geral dos riscos mortais de exposição ao amianto reconhecidos de longa data. O amianto é um mineral cancerígeno, que causa a morte de mais de 107.000 pessoas por ano de acordo com a Organização Mundial da Saúde (World Health Organization-WHO).

Com base na sentença de condenação criminal proferida na Itália e os danos ambientais, os quais o Sr. Schmidheiny foi comprovadamente responsável por,

Nós, por meio deste apelo, urgimos às Nações Unidas e à Presidente do Brasil, Dilma Roussef, que declarem o Sr. Stephan Schmidheiny “persona non grata” e o proíbam de participar da Rio+20.

Para maiores informações e obter esta petição traduzida em outras línguas, por favor acesse: http://bit.ly/IDB2Lb